sexta-feira, 24 de julho de 2009

Verão Arte Contemporânea 2009




" No mes de Janeiro participei do evento "Passarela Aberta" no evento Verao Arte Contemporânea 2009, com o tema: "Moda em Movimento"

MODA EM MOVIMENTO

A vida é movimento;
rápido ou lento
pacífico ou violento
a vida é sempre movimento (...)
Luiz Magela – Teoria geral do movimento.

Analisando a moda sob um prisma pós – moderno, observa-se que ao longo dos séculos, o processo artístico se desenvolveu a passos vagarosos. Décadas se passavam e um mesmo conceito estético consolidado sofria poucas mudanças, fato este que não acontece em dias atuais.
Como vertente artística de grande relevância, a moda possibilita um registro, quase imediato, dos processos culturais de um povo. Isto se dá devido à recorrente mobilidade (possibilidade) social, ou seja, dinamismo e inovação, na só a favor de uma vivência momentânea, mas também de uma identidade social.
Sem negar as condições atuais da área, mas fazendo desta, elementos estéticos que possam confluir com o fazer artístico, é que o tema Movimento se justifica..
O Movimento emerge das ações, observações, expressões e do espaço. A arte tem na sua condição o movimento, como elemento inerente a criação, pois produz e reproduz questões que constituem o cotidiano. Enquanto elemento físico e estético, o Movimento introduz ao olhar a perspectiva, a espacialidade, a construção e a desconstrução das formas. Temos então, o Movimento – ação mental, emocional e Movimento – ação física.
Aliada a estes aspectos, as vestimentas produzidas para tal projeto trarão na sua identidade o uso de dobras feitas a partir de papel plano na busca de criar um efeito tridimensional. As linhas entrelaçadas da construção farão o olhar se movimentar pela obra que será composta pela simetria perfeita das dobras aliada a assimetria das formas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário